Do Big Bang à atualidade


 O Big Bang é uma das teorias mais aceites pela comunidade científica sobre a origem do nosso universo. Segundo essa, o nosso Universo atual teve origem  numa grande explosão à volta de 14 biliões de anos atrás. Tudo se deu através de um ponto material muito pequeno, quente e extremamente denso. Essa grande explosão deu origem ao espaço-tempo.
 Desde então o Universo está em expansão contínua. A teoria do Big Bang foi baseada em parte na teoria relativista de Albert Einstein e nos estudos dos astrónomos Edwin Hubble e Milton Humason, que conseguiram demonstrar que o universo não é estático e que está em constante expansão e as galáxias estão-se a afastar umas das outras, portanto  nalgum período elas deveriam estar mais próximas do que hoje ou até mesmo  num único ponto material. Ponto esse que deu origem ao Universo.
 A Via Láctea é a galáxia a qual pertencemos e na qual fica localizado o sistema solar. A nossa galáxia possui cerca de 200 biliões de estrelas e tem um formato espiral e possui uma massa de cerca de um trilião e 750 biliões de massas solares. Os seus braços espirais circulam à volta de um  núcleo gigantesco. O sistema solar fica localizado  aproximadamente a 30 000 anos luz do centro da Via Láctea, no braço menor de Órion. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Paisagens metamórficas

Paisagens e rochas magmáticas

Níveis de organização biológica