Biodiversidade na Terra


  



A Biodiversidade é a variedade de espécies existentes na Terra.  Esta inclui desde os seres microscópicos até ao maiores.



 


   Existe uma maior biodiversidade nas florestas tropicais já nos desertos a percentagem de biodiversidade é menor. Todos os sítios do mundo desde as zonas profundas até aos desertos mais quentes existe vida ou seja existe biodiversidade.









 O termo "Biodiversidade" foi criado pelo americano Thomas Lovejoy em 1980. Mas só ganhou uma maior importância em 1986.
  A Terra funciona como uma complexa máquina e cada espécie desempenha um papel muito importante para o seu bom funcionamento.
 
Infelizmente hoje em dia começamos a perder bastante espécies que se foram extinguido ao longo dos tempos. Isto deve-se à poluição, desflorestação, desertificação, tráfico e caça ilegal de animais, aquecimento global e introdução de espécies invasoras...
  A perda de biodiversidade tem consequências muito graves tais como perda da qualidade de vida da espécie humana devido à falta de alimento e a extinção de várias espécies. As zonas mais afetadas pela perda de biodiversidade são a Amazonia, a Austrália e África. 
 Há animais que já estâo extintos como por exemplo o rinoceronte negro (2011), a tartaruga gigante das galápagos (2012), foca monge das caraíbas (2008), tigre de java (19949) etc... mas há também alguns em vias de extinção tais como: o lince-ibérico e a baleia azul.
 Mas há solução. Por exemplo a redução da caça e tráfico ilegal destes animais e a criação de mais, maiores e melhores centros e reservas naturais.

 Queres saber mais? Vai a:http://.npt.slideshareet/Grupo2apcm-ameaa/principaiss-biodiversidade-6433535?related=2 e a https://www.youtube.com/watch?v=7C7J-oqoPJ8
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Paisagens metamórficas

Paisagens e rochas magmáticas

Níveis de organização biológica