Quais os principais processos de fossilização? 
Um fóssil

- O que entendemos por fosseis?

 Fósseis (do latim fossilis, tirados da terra) são vestígio deixados por seres vivos que viveram no passado, que podem ser ossos, dentes, pegadas impressas em rochas, fezes petrificadas, animais conservados no gelo, por exemplo. O processo natural de formação de um fóssil é denominado por fossilização. 

  

                                                                            Processos de fossilização


 As partes duras do organismo vão desaparecendo deixando nas rochas as suas marcas (impressões), ou seja o organismo é destruído mas o molde persiste. Como é conhecido existem dois tipos principais de moldes, o externo em que a concha fica impressa nos sedimentos sendo posteriormente removida ficando apenas o molde da superfície interna. Existem ainda o contra-molde que é o molde externo.
Molde externo
Molde externo









 Ocorre quando substâncias trazidas pelas águas que se infiltram no subsolo e se depositam em torno do animal ou da planta revestindo-o, como por exemplo acontece em animais que morreram no interior de cavernas. Os materiais mais comuns são a calcite, pirite, limonite e sílica.

- Mineralização

 Ocorre quando substâncias minerais são depositadas em cavidades existentes em ossos e troncos. É assim que se forma a madeira petrificada. 

- Recristalização

 Acontece quando se dá um rearranjo da estrutura cristalina de um mineral, dando-lhe mais estabilidade, como por exemplo a transformação de aragonite em calcite. 

- Carbonização ou Incarbonização

 Ocorre quando há perda de substâncias voláteis restando uma película de carbono. É mais frequente nos restos de seres vivos contendo quitina, celulose ou queratina.

-Mumificação

 Ocorre quando o ser vivo ficou aprisionado em âmbar ou em gelo. É o mais raro de todos os tipos de fossilização, mas devido ao âmbar (resina) e ao gelo, o ser vivo conserva as suas partes moles, dando--nos informações preciosas à cerca do ser vivo. O ser neste tipo de fossilização fica conservado, apresentando apenas alterações mínimas na sua composição. 

                                                            Como se formam os fósseis

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Paisagens metamórficas

Níveis de organização biológica

Paisagens e rochas magmáticas