A terra conta

A Terra é um planeta em forma de circulo e é o terceiro planeta mais próximo do sol, o mais denso e o quinto maior planeta do sistema solar, e maior que 3 planetas, a terra tem biliões de especies e de seres vivos, a terra é o único corpo celeste onde e conhecida a exigência de vida. O planeta formou se á mais de 4 biliões de anos, a vida surgiu se na superfície da terra, e a vida surgiu 1 bilhão de anos depois, desde então, a biosfera terrestre alterou significamento a atmosfera e outros fatores abióticos 
do planeta

planeta terra





A superfície exterior esta dividida em vários segmentos rígido, chamados placas tectónicas que migram sobre a superfície terrestre ao longo de milhões de anos, cerca de 71% da superfície da terra esta coberta por oceanos e água salgada, o resto constituído por ilhas e continentes, os quais contem lagos. Não se conhece a existência da água no estado líquido em equilíbrio, necessária à manutenção da vida.


fóssil de réptil




Um fóssil e um vestígio de um organismo que existiu no passado e que ficou preservado nas rochas ou outros minerais, em contexto geológico, a fossilização é um processo raro e precioso, sendo favorecido pela existência de estruturas duras mineralizadas.






o que e um foassil 

A fossilização e um processo raro e precioso, sendo favorecido pela existência de estruturas duras e mineralizadas: conchas, dentes, ossos, carapaças e garras, e implicando a deposição rápida materiais finos sobre os restos dos organismos que ficam protegidos da decomposição.


peixe fossilizado

Vídeo sobre "o que e um fóssil":

http://ensina.rtp.pt/artigo/o-que-e-um-fossil/


Os fósseis são muito importantes para conhecermos como era a vida nos tempos da pre historia, que seres habitavam o planeta e com eram o ambiente.
Os fosseis (do latim fossilis, que significa extraído da terra) são restos de seres vivos ou evidências da sua existência que foram preservados. A preservação pode ocorrer tanto em rochas (normalmente sedimentares) quando em outros materiais como gelo e âmbar (resina). O estudo dos fósseis é chamado de paleontologia.

Não são apenas ossos que são fossilizados, plantas inteiras, pólen, esporos, dentes e espinhos, rastos, pegadas e fezes também são fosseis, desde que sejam datados com mais de 11000 anos. Se tiverem menos anos são considerados subfósseis.

Os acontecimentos mais marcantes da historia da Terra são registados na escala do tempo geológico e encontra se dividida em diferentes unidades(https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/escala-tempo-geologico.htm)

Os fosseis podem ser classificados em:
Impressões (moldes externos de folhas ou plantas)
Marcas( vestígios da atividade dos seres vivos)
Fósseis vivos ( de espécies que ainda existem na atualidade)
Fósseis de idade (permitem atribuir uma idade relativa a uma rocha)
Fosseis de fácies (permitem identificar o ambiente existente na altura no local que se formaram).

Comentários

  1. Gostei do teu trabalho. Parabéns!
    NOTA IMPORTANTE: Numa possível nova publicação, deverás evitar publicar códigos abertos, como por exemplo, o link de um vídeo ou de um site qualquer. Para o fazeres, cria um link como já foi explicado durante as nossas aulas, bem como, procura inserir os acentos nas palavras quando estes existirem.
    Tudo isso é muito simples e fácil de se fazer.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Paisagens metamórficas

Níveis de organização biológica

Paisagens e rochas magmáticas