O que são fósseis e sua Importância

↣ O que são fosseis? Do latim: fossu, cavado, retirado do chão cavando.
↣ Os fósseis são restos de seres vivos ou evidências de suas actividades biológicas preservados em diversos materiais, como passar dos anos por meio de processos naturais. São vestígios de organismos (animais e/ou vegetais) muito antigos.
Definição de fósseis

↣ Essa preservação ocorre principalmente em, rochas mas pode ocorrer também em materiais como sedimentos, gelo, piche, resinas, solos e cavernas e os exemplos mais citados são ossos e caules fossilizados, conchas, ovos e pegadas. 
↣ Os fosseis são utilizados como objectos de estudo na Paleontologia
          ↣ São considerados fósseis os restos que apresentem mais de 11 mil anos.


Fóssil de um Dinossauro


     ↣ Determinados factores podem ser indicadores da presença de fósseis e são estes factores que os paleontólogos seguem nas suas pesquisas.Estas hipóteses referem-se, principalmente, ao tipo  de rochas mais relacionadas com a preservação de fósseis, ou seja, as sedimentares, e à idade da rocha, que é determinada através de análises químicas da sua composição.
Também existe uma outra forma de atuar – ir escavando cegamente até ter a sorte de encontrar algo. Alguns fósseis são encontrados ao acaso, em obras ou áreas de exploração mineira, por exemplo.
Apesar da dificuldade em achar fósseis, os paleontólogos já encontraram fósseis microscópicos de algas azuis, cuja idade foi calculada em quase 2000 milhões de anos. Recentemente foram descobertos fósseis de bactérias que terão cerca de 3000 milhões de anos.


Fóssil de um peixe

↣ Os fósseis inteiros de seres vivos são muito raros, a grande maioria, corresponde, apenas, ás partes duras esqueléticas, como: conchas, dentes, ossos, carapaças ou espículas.

↣ Existem 2 tipos de fósseis:
  • somatofósseis
  • icnofósseis 

somatofóssil
icnofóssil

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Paisagens metamórficas

Paisagens e rochas magmáticas

Níveis de organização biológica