Alfred Wegener explica a formação dos continentes

  1.                          
  2. Nascimento: 1 de Novembro de 1880, Berlim, Alemanha
    Falecimento: Novembro de 1930
    Cônjuge: Else Koppen Wegener (de 1913 a 1930)
    Educação: Universidade Humboldt de Berlim (1905)
    Filiação: Anna Wegener, Richard Wegener

  3. Obra do alemão Alfred Wegener explica a formação dos continentes
  4. Fixismo era uma doutrina ou teoria filosófica bem aceita no século XVIII. O fixismo propunha na biologia que todas as espécies foram criadas tal como são por poder divino, e permaneceriam assim, imutáveis, por toda sua existência, sem que jamais ocorressem mudanças significativas na sua descendência. Um dos maiores defensores do fixismo foi o naturalista francês Georges Cuvier.
    O fixismo na geologia, sustenta que os continentes teriam se mantido estáveis e fixos em seus lugares atuais através de toda história geológica. Essa corrente de pensamento antecede historicamente a teoria proposta por Alfred Wegener em 1912, da deriva contiental, que propõe que os continentes tenham se movido ao longo das eras. Atualmente a deriva contiental é aceita na forma da teoria das tectônica de placas, mas o fixismo geológico persistiu sendo defendido por um considerável tempo até que o acúmulo de evidências eventualmente favoreceu a aceitação científica da deriva contine
  5. Pangéia e Pantalassa
    Para compreender as evoluções ocorridas no continente ao longo da história geológica da Terra foram necessários vários estudos, uma das maiores contribuições nesse sentido foi desenvolvida por Alfred Wegener nos primeiros anos do século XX, sua teoria é abrangente e bem fundamentada. 

    Sua teoria tem como princípio que os continentes migram horizontalmente, ou seja, de leste a oeste e vice-versa, essa movimentação é decorrente do peso das massas continentais que são leves, devido sua formação a partir de silício e alumínio, que desliza sobre uma camada constituída por silício e magnésio. 

    Para Wegener, provavelmente a crosta terrestre, no passado, teria se submetido a um processo de retração em períodos mais remotos, e assim proporcionado uma redução de volume global. 

    No período carbonífero na era Paleozóica, há aproximadamente 250 milhões de anos, a Terra não possuía uma configuração como a atual, naquele momento não existia separação entre os continentes como conhecemos hoje, por exemplo, as Américas eram divididas da África pelo Oceano Atlântico. Nesse período, havia uma única massa continental, denominada de Pangéia, e existiam também mares rasos chamados de epi-continentais (massa continental cercada por um único oceano, esse denominado de Pantalassa). 

    A partir da Pangéia foi feita uma divisão ou classificação, na qual, o norte é chamado de Laurásia e o sul Gondwana, que posteriormente vieram a se separar. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Paisagens metamórficas

Paisagens características de ambientes metamórficos

Alfred Wegener- Teoria da Deriva continental