Deriva Continental



          Alfred Wegener era alemão e nasceu a 1 de novembro de 1880.
      A sua obra mais importante foi a Deriva continental.
        Alfred pensou que os continentes não estiveram sempre como se encontram agora. Ao fim de muitas investigações e algumas expedições Wegener formou uma hipotese que À serca de 150 milhões de anos os atuais continentes teriam estado unidos formando um unico super continente designado por Pangeia, rodiado por um único oceano a Pantalassa. À medida que essa Pangeia se fragmentou os continentes foram ocupando as posições atuais. Em 1915 publicou um livro "A origem dos continentes e oceanos" no qual defende e apresenta a comunidade cientifica e então a hipótese da deriva dos continentes.
    Mobilismo: a posição atual dos continentes é diferente da posição que ocupavam no passado e será diferente daquela que ocuparam no futuro.

   Fixismo: a posição atual dos continentes é a mesma que eles terão ocupado praticamente desde o inicio da formação da Terra.

       A igreja não aprovava o que Wegener dizia sobre o Mobilismo dos continentes.
     Pangeia:Designa-se por Pangeia o continente que, descrito pela deriva continental, existiu há 200 ou 540 milhões de anos, durante a era Paleozoica. 


Resultado de imagem para pangeia
Legenda: Pangeia
  


   Pantalassa:era o vasto oceano global que rodeava o supercontinente Pangeia, durante as eras do Palíozoico e início do Mesozoico. Incluía o primitivo Oceano Pacífico, a norte e oeste, e o mar de Tétis a sudoeste. Tornou-se no actual Oceano Pacífico após o fecho da bacia do Mar de Tétis e a fragmentação de Pangeia, factor que levou à criação das bacias dos oceanos Atlântico, Ártico.


                                    e Índico. Resultado de imagem para pantalassa

              Legenda: Pantalassa





Fonte: multimidiaed

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Paisagens metamórficas

Paisagens características de ambientes metamórficos

Alfred Wegener- Teoria da Deriva continental