Constituição de um ecossistema

               O que é o ecossistema?

 O Ecossistema é a base funcional da Ecologia.
  A palavra Ecossistema relaciona-se a um sistema de organismos vivos que interagem não só com o meio físico  mas também com a química ambiental e com o meio social , biológico em que estão inseridos.
Um Ecossistema, também conhecido por sistema ecológico, inclui todos os organismos que aí vivem e o ambiente físico , com o qual interagem de uma forma a que um fluxo de energia conduza a um ciclo de materiais entre as partes vivas e as  mortas.
                                                                                  

                   A constituição de um ecossistema

O ecossistema está dividido por 3 organizações:

- espécie: conjunto de indivíduos com as mesmas características, que podem reproduzir-se entre si originando descendentes férteis.









-População:conjunto de indivíduos da mesma espécie que vive numa área e num período de tempo determinados.  


-Habitat:é o espaço que cada espécie ocupa.Num biótopo existe muitos habitats.
Resultado de imagem para formigueiro











Todos os ecossistemas possuem componentes biótico e componentes  abióticos.

Os componentes biótico são todos os seres vivos que vivem num determinado local, enquanto os componentes abióticos são todos os fatores físicos, químicos e geológicos do ambiente, como água, luz, solo, humidade, temperatura, nutrientes, etc. Podemos encontrar desde ecossistemas pequenos, como um lago, até ecossistemas muito grandes como a Floresta Amazónica, mas independentemente do seu tamanho, em todos os ecossistemas, tem de haver uma interação entre os componentes bióticos e os componentes abióticos.


 Os componentes abióticos são:

- Luz: necessária às plantas para a fotossíntese, lembrando que é a partir da fotossíntese que os vegetais produzem o oxigénio;

 -Oxigénio: utilizado pelos peixes e demais organismos do lago;

Temperatura da água: quando a temperatura da água aumenta, o oxigênio dissolvido nela diminui, provocando a morte de muitos organismos. Isso deixa a água mais turva, impedindo a passagem de luz e a consequente realização de fotossíntese pelos vegetais. Como os vegetais não fazem fotossíntese, o oxigênio não é produzido e mais organismos morrem;

- Rochas e lama no fundo e nas margens do lago que servem de esconderijo para alguns organismos;

- Sais minerais: dissolvidos na água, esses sais são importantes para os organismos que ali vivem.

Os componentes bióticos (seres vivos), são representados em vários níveis, eles estão classificados da seguinte forma:

        - Produtores ex.: autótrofos – são seres vivos capazes de produzir seu próprio alimento através de substâncias inorgânicas, como, por exemplo, as plantas que realizam a fotossíntese através da luz solar.

 - Consumidores ex.: heterótrofos – são seres que se alimentam de outros seres, pois, ao contrário dos autótrofos, não são capazes de produzir seu próprio alimento. Dentro desta classificação, incluem-se todos os animais, a maioria dos fungos e algumas plantas.

 - Decompositores ex.: saprófitos – organismos que se alimentam de outros organismos em estágio de decomposição. Dentre eles estão os fungos e as bactérias.

Através do exemplo acima, podemos então definir ecossistema como: o conjunto formado pelos organismos vivos (componentes bióticos) e pelos componentes abióticos que atuam sobre esses organismos.



Contudo, os ecossistemas também podem ser destruídos pela ação humana, como se pode ver no vídeo que apresento, sobre o Rio Trancao  e o seu ecossistema.


























Fontes:
http://pt.slideshare.net/mmattos/estrutura-ecossistema-presentation

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Paisagens metamórficas

Paisagens características de ambientes metamórficos

Alfred Wegener- Teoria da Deriva continental