Importância dos gases de efeito de estufa na atmosfera para a vida na terra

 A existência dos gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera,como, por exemplo o vapor de água, dióxido de carbono e o metano, influencia a variação da temperatura da superfície do planeta. Apesar dos GEE representarem apenas cerca de 0,43%, de todos os gases que constituem a atmosfera, são estes os que conseguem reter a maior parte do calor refletido pela superfície da Terra, fenómeno designado efeito estufa. 
 O efeito estufa é causado pela queda de florestas e pela queima das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, o vento e o nível das chuvas. Como as florestas estão diminuindo no mundo inteiro, a temperatura tem aumentado na mesma proporção. O dióxido de carbono é um dos principais causadores do efeito de estufa.
 Atualmente são deitadas fora no ar cerca de 5 biliões de toneladas de dióxido de carbono por ano. Só para termos uma noção a cerca de cem anos eram lançados cerca de 60 milhões de toneladas deste gás anualmente.
Um outro facto que está aumentado o efeito estufa é o lançamento de gases poluentes para a atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustíveis fósseis.
Um aumento de 4ºC na temperatura global, causado pelo efeito estufa e aquecimento global, poderá provocar a extinção de milhares de espécies de animais no planeta.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Paisagens metamórficas

Paisagens e rochas magmáticas

Níveis de organização biológica