A Célula - Unidade Básica da Biodiversidade

A Célula

As células são as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. A maioria dos organismos, tais como mas bactérias, são unicelulares (consistem  em uma única célula). Outros organismos tais como, seres humanos, são pluricelulares (consistem em duas ou mais células).

Aqui temos um exemplo de uma célula:
Fonte

Todas as células de qualquer planta ou animal surgiram a partir de uma única célula inicial: O óvulo fecundado - por um processo de divisão. O óvulo fecundado divide-se e forma duas células-filhas idênticas, cada uma das quais contém um jogo de cromossomos iguais aos da célula parental. Depois, cada uma das 'células-filhas' volta a se dividir, e assim continua o processo. Nesta divisão, chamada de mitose, duplica-se o número de cromossomos (ou seja, o ADN) e cada um dos jogos duplicados constituirá a dotação cromossômica de cada uma das duas células-filhas em formação. Na formação dos gametas, acontece uma divisão celular especial das células germinais, chamada de meiose, na qual se reduz à metade sua dotação cromossômica; só se transmite a cada célula nova um cromossomo de cada um dos pares da célula original.
As células são envolvidas pela membrana celular e preenchidas com uma solução aquosa concentrada de substâncias químicas e substâncias físicas, o citoplasma em que se encontram dispersos organelos (por vezes escrito organelas, organóides, orgânulos ou organitos).


Curiosidade:
As células foram descobertas entre 1663 e 1665 pelo inglês Robert Hooke. Ao examinar em um microscópio rudimentar, uma fatia de cortiça, verificou que ela era constituída por cavidades poliédricas, às quais chamou de células (do latim "cella", pequena cavidade). Na realidade Hooke observou blocos hexagonais que eram as paredes de células vegetais mortas.

Neste vídeo podemos ver uma animação de uma célula feita por  paulo Roberto alves de almeida:

Click aqui!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Paisagens metamórficas

Paisagens e rochas magmáticas

Níveis de organização biológica