Tipo De Células

Fonte : http://slideplayer.es/slide/121671/



 De acordo com as células que existem podemos separar em grandes duas partes. Podemos separar em Células Eucarióticas ( que são as dos animais e das plantas, por exemplo ) e em Células Procarióticas ( como as das bactéricas ) . 









Célula Procariótica

Fonte: http://microscopinho.blogspot.pt/
Como está organizada a célula Procariótica ?

 Os seres vivos como as bactérias, seres procariotas, são constituídos por células procarióticas (do grego pro = anterior, primitivo + karyon = núcleo; antes do núcleo), que são, geralmente, de muito pequenas dimensões.
 Uma célula procariótica apresenta uma constituição simples. O material genético não está individualizado do citoplasma e a célula não apresenta núcleo, mas uma região celular dignada nucleoide.
 As bactérias são os únicos seres vivos da Terra, conhecidos, que apresentam esta organização celular.
Espiroquetas
Fonte: http://www.monografias.com/
Bacilos
Fonte: http://www.batanga.com/
Cocos
Fonte: http://www.infopedia.pt/
 As bactérias reproduzem-se, frequentemente, por divisão celular simples. Neste processo, a bactéria, único organismo, divide-se em duas células-filhas idênticas e formam-se, frequentemente, grandes aglomerados de bactérias.

Célula Eucariótica

Fonte: http://slideplayer.com.br/
Como está organizada a célula Eucariótica ?

 Os seres vivos como as plantas e os animais são seres eucariotas, e são constituídos por células eucarióticas (do grego eu = verdadeiro + karyon = núcleo; verdadeiro núcleo); são, geralmente, de maiores dimensões quando comparadas com as células procarióticas.
 Uma célula eucariótica, observada ao microscópio ótico, apresenta dois constituintes principais, núcleo e citoplasma, e está separada do meio que a rodeia pela membrana citoplasmática.
 Estas células são mais complexas e geralmente de maiores dimensões que as as procarióticas. O núcleo está individualizado do citoplasma pelo invólucro nuclear, contendo no citoplasma estruturas e organelos celulares (com formas e funções específicas), como, por exemplo, os ribossomas e as mitocôndrias.

 
Este vídeo é de um professor brasileiro que se chama Ângelo Vieira 
Quem quiser visionar este vídeo no Youtube deixo aqui o link :  https://www.youtube.com/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Paisagens metamórficas

Paisagens e rochas magmáticas

Níveis de organização biológica