Paisagens características de ambientes magmáticos



Como o seu próprio nome diz este é um ambiente do magma, líquido quente e viscoso, que pode ascender rapidamente, à superfície, onde solidifica ou ascender lentamente, solidificando pelo caminho no interior da Terra.

O granito é uma rocha muito frequente em grande parte do território continental português.As paisagens graníticas apresentaram aspetos morfológicos típicos.

  Como já foi dito,o granito é uma rocha magmática que consolida em profundidade.
Contudo,quando  aflora à superfície ou emergente fratura segundo determinadas orientações, dando origem a uma rede de fraturas designadas por diáclases.(fig.1)


                               (fig.1-diáclases-granito fraturado)

As diáclases possuem superfícies planas que se chamam diáclases sistemáticas.As diáclases orientam-se, frequentemente,segundo direções aproximadamente perpendiculares entre si, o que conduz à formação de blocos rochosos paralelepipédicos que,com a continuação da erosão, ficaram com as suas arestas arredondadas, dando origem a blocos subesféricos mais ou menos dispersos-ex:caos de blocos (fig.2)
                                        (fig.2-caos de blocos)

Nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, encontram-se paisagens que se registam processos vulcânicos do passado destas mesmas ilhas.
Os elementos característicos destas paisagens são as areias negras das praias ,os ilhéus e as elevações de perfil cónico, as caldeiras e as suas lagoas, as grutas, etc.(fig.3 e fig.4).                                                                  

         (fig.4-paisagens vulcânicas insulares) 





(fig.3-paisagens vulcânicas insulares)


Também de origem vulcânica, temos umas paisagens conhecidas por calçadas de gigante.O processo de arrefecimento, predominante através de duas superfícies paralelas,cria tensões internas que fraturam a rocha,dividindo a intrusão em blocos prismáticos perpendiculares ao corpo tabular(fig.5).

                                (fig.5-Calçada de Gigantes-Irlanda)














Comentários

Mensagens populares deste blogue

Paisagens metamórficas

Paisagens e rochas magmáticas

Níveis de organização biológica