Paisagens características de ambientes magmáticos
Como o seu próprio nome diz este é um ambiente do magma, líquido quente e viscoso, que pode ascender rapidamente, à superfície, onde solidifica ou ascender lentamente, solidificando pelo caminho no interior da Terra.
O granito é uma rocha muito frequente em grande parte do território continental português.As paisagens graníticas apresentaram aspetos morfológicos típicos.
Como já foi dito,o granito é uma rocha magmática que consolida em profundidade.
Contudo,quando aflora à superfície ou emergente fratura segundo determinadas orientações, dando origem a uma rede de fraturas designadas por diáclases.(fig.1)
(fig.1-diáclases-granito fraturado)
As diáclases possuem superfícies planas que se chamam diáclases sistemáticas.As diáclases orientam-se, frequentemente,segundo direções aproximadamente perpendiculares entre si, o que conduz à formação de blocos rochosos paralelepipédicos que,com a continuação da erosão, ficaram com as suas arestas arredondadas, dando origem a blocos subesféricos mais ou menos dispersos-ex:caos de blocos (fig.2)
(fig.2-caos de blocos)
Nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, encontram-se paisagens que se registam processos vulcânicos do passado destas mesmas ilhas.
Os elementos característicos destas paisagens são as areias negras das praias ,os ilhéus e as elevações de perfil cónico, as caldeiras e as suas lagoas, as grutas, etc.(fig.3 e fig.4).
(fig.3-paisagens vulcânicas insulares)
Também de origem vulcânica, temos umas paisagens conhecidas por calçadas de gigante.O processo de arrefecimento, predominante através de duas superfícies paralelas,cria tensões internas que fraturam a rocha,dividindo a intrusão em blocos prismáticos perpendiculares ao corpo tabular(fig.5).
(fig.5-Calçada de Gigantes-Irlanda)
Comentários
Enviar um comentário