Paisagens características de ambientes magmáticos

               

O que são paisagens características de ambientes magmáticos?



Como o próprio nome diz este é o ambiente do magma, líquido quente e viscoso, que pode ascender rapidamente à superfície onde solidifica ou ascender lentamente, solidificando pelo caminho no interior da Terra. No primeiro caso formam-se as rochas magmáticas ditas extrusivas – como o basalto, no segundo caso formam-se as rochas magmáticas ditas intrusivas – como o granito. Com modos de jazida muito distintos.


A formação de dois tipos de rocha tão distintos a partir do mesmo material de origem desde cedo intrigou os geólogos.  Actualmente considera-se que o magma basáltico tem origem no manto. Quanto ao granito pode derivar da diferenciação magmática de magmas com origem no manto ou da mistura de materiais da crusta com materiais do manto, por exemplo, nas “raízes” de montanhas em formação.

Ambientes magmáticos

Resultado de imagem para Paisagens características de ambientes magmáticos   Resultado de imagem para Paisagens características de ambientes magmáticos

´                                                Video de paisagens magmáticas
                                                                   Youtube
                 


Actualmente as rochas magmáticas formam-se em zonas tectónicamente mais activas onde o magma ascende frequentemente por falhas e vulcões e em zonas de formação de montanhas onde as intrusões de magma são frequentes. o parâmetro de classificação mais importante nas rochas magmáticas. Apesar da composição complexa do magma, as rochas magmáticas são constituídas por um pequeno grupo de minerais primários, principalmente quartzo, feldspatos e feldspatóides – minerais claros ou félsicos – e piroxenas, anfíbolas, micas e olivinas – minerais escuros ou máficos. Os outros constituintes classificam-se como minerais acessórios.


    Resultado de imagem para paisagens magmaticas     Resultado de imagem para paisagens magmaticas

                Paisagem magmática                                         Paisagem magmatica


As rochas são as massas sólidas naturais que constituem a litosfera e que estão presentes em todos os locais.As rochas são também importantes testemunhos da actividade da Terra,pois o seu estudo confere-nos a possibilidade de conheçer o modo como se formaram e as alterações que foram sofrendo até à actualidade.










Comentários

Mensagens populares deste blogue

Paisagens metamórficas

Paisagens e rochas magmáticas

Níveis de organização biológica