Níveis de organização biológica


Existem vários níveis de organização biológica entre os seres vivos, desde os átomos, até à biosfera. 

Átomos e moléculas

Toda a matéria existente no mundo é constituída por átomos. Estes unem-se pelo meio de ligações químicas para formarem as moléculas, desde as mais simples, até às mais complexas, como as proteínas, que possuem centenas de milhares de átomos. 

Organitos e células

Os organitos (ou organelas) são estruturas presentes no interior das células, que desempenham funções específicas. Estas são formadas a partir da união de várias outras moléculas. A célula, sendo a unidade básica da Vida, é imprescindível para a sua existência. Existem também vários tipos de células, cada uma com sua função específica.

Tecidos

Os tecidos são formados pela união de células especializadas. Estes estão presentes em apenas alguns organismos multicelulares como as plantas e os animais.

Orgãos

Organizados e juntos, os tecidos por sua vez, formam orgãos. Os orgãos são formados por vários tipos de tecidos, por exemplo, o coração é formado por tecido muscular, sanguíneo e tecido nervoso (nervos).

Sistemas

Os sistemas são formados pela união de vários orgãos, cujos quais trabalham em conjunto para uma determinada função corporal, por exemplo, o sistema digestivo, que é formado por vários orgãos como boca, estômago, os intestinos, etc.

Organismos

A união de todos os sitemas forma o organismo, que pode ser uma pessoa, tanto como pode ser um cão, um gato, etc;

População

A população consiste no conjunto de vários organismos, vários seres vivos.
Um conjunto de organismos da mesma espécie, interagindo entre si e que habitam uma determinada região/um determinado lugar, em uma determinada época, chama-se população.

Comunidade

O conjunto de indivíduos de diferentes espécies interagindo entre si numa determinada região geográfica, ou seja, conjunto de diferentes populações vivendo juntas e interagindo é chamado de comunidade.

Ecossistema

O ecossistema é o conjunto dos seres vivos da comunidade, com os fatores não vivos, como temperatura, luminosidade, unidade e componentes químicos. Esses fatores não vivos são chamados de fatores abióticos. Os seres vivos são chamados de fatores abióticos.

Biosfera

A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta Terra.Esta é um sistema essencialmente fechado para troa de matéria com o universo circundante, constituindo assim uma unidade natural.

Fontes

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Paisagens metamórficas

Paisagens e rochas magmáticas