Paisagens características de ambientes magmáticos

Tipos de rochas magmáticas

 O Granito é uma rocha muito frequente em grande parte do território continental português. As paisagens graníticas apresentam aspetos morfológicos típicos.

  O Granito é uma rocha magmática que solidifica em profundidade.
Quando aflora à superfície, encontra as condições de pressão e temperatura muito diferentes da sua formação. Como o processo de adaptação às novas condições, a rocha próxima da superfície ou aflorante fratura segundo determinadas orientações, que dão origem a uma rede de fraturas designadas por diáclases.


As diáclases orientam-se, frequentemente, segundo direções aproximadamente perpendiculares entre si o que acontece quando à, a formação de blocos rochosos paralelepipédicos que com a continuação da erosão, ficam com as suas arestas arredondadas dando origem a blocos subesféricos mais ou menos dispersos- caos de blocos.

                                          .

Nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, encontram-se paisagens que registam processos vulcânicos do passado destas ilhas. Elementos característicos dessas paisagem são as areias negras das praias. Os ilhéos e as elevações de perfil cónico, por vezes alinhadas as caldeiras e as lagoas, as grutas, entre outros.

                                                     Resultado de imagem para imagens da lagoa das sete cidades

De origem vulcânica, temos as paisagens conhecidas por calçadas de gigante. O material vulcânico ascende à superfície, consolida arrefecendo rapidamente, dando lugar a um corpo tabular. O processo de arrefecimento, predominantemente através de duas superfícies que são paralelas, cria tensões internas que fraturam a rocha, dividindo a intrusão em blocos prismáticos perpendiculares ao corpo tabular.

Um exemplo deste tipo de paisagem é a formação basáltica Calçada de Gigante, na Irlanda, consideradapela UNESCO como um local património da Humanidade. 

                                           

 O tamanho, a forma e o arranjo dos minerais define a textura de uma rocha.

Links:




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Paisagens metamórficas

Paisagens e rochas magmáticas

Níveis de organização biológica