A importância dos Fósseis

A Importância dos Fósseis para os Seres Humanos:



  • O estudo dos Fósseis permite-nos conhecer os seres vivos que habitaram a Terra antes de nós, permite-nos ainda conhecer os ambientes em que viveram, e como evoluíram. Estudar os Fósseis, também permite a datação das rochas em que eles se encontram. Em resumo, o estudo dos Fósseis contribui, e bastante, para a reconstituição da história da Terra.


  • De entre os vários tipos de Fósseis, que existem nas formações geológicas, são de grande importância para o estudo da história da Terra os fósseis de idade e os fósseis de fáceis.  


  • Os Fósseis de idade são os que permitem datar as rochas e os eventos geológicos. Neste sentido, os organismos que originam este tipo de fósseis devem reunir as seguintes características.
  • terem vivido num curto prazo de tempo geológico;
  • terem abrangido uma grande área dispersão geográfica;
  • terem existido em grande quantidade.

Exemplo de um fóssil de idade, a Trilobite. Este fóssil é um exemplo de um fóssil de idade, pois existiu num curto prazo de tempo geológico e evidencia algumas  variações morfológicas, o que permite datar os estratos de  rochas que a incluem.


  • Os fósseis de fáceis são os que fornecem informações aos investigadores sobre o meio em que os seres que os originaram viveram - os paleoambientes. São bons fósseis de fáceis, aqueles cuja vivência dos seres que lhes deram origem, se restringe a meios com características bem definidas. Normalmente, os organismos sedentários são bons exemplos deste tipo de fósseis.


Exemplo de um fóssil de fáceis, o Coral. Este fóssil é um exemplo de um fóssil de 
fáceis, pois o ambiente em que o organismo que originou este fóssil, vivia num ambiente calmo e de águas quentes e pouco profundas.


  • Em suma, os fósseis são bastante importantes para reconstruir a história da Terra, para estudar os seus paleoambientes e para conhecer melhor os seres vivos que habitaram a Terra antes de nós. Assim quem é paleontólogo (cientista que estuda fósseis), tem uma tarefa muito importante para a humanidade, pois a partir do estudo e um «simples fóssil», pode-se fazer uma grande descoberta.






A importância do estudo dos Fósseis:






Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Paisagens metamórficas

Níveis de organização biológica

Paisagens e rochas magmáticas