A Terra conta a sua história


Exemplo de um  fóssil

 Por fossilização denomina-se o conjunto de fenómenos físicos, químicos e biológicos que permitem a formação de fósseis. No entanto, este é um fenómeno raro, que apenas ocorre quando se verificam condições específicas. Estas condições podem ser inerentes ao meio ambiente ou intrísecas ao próprio ser vivo.






Moldagem

 A moldagem é o processo mais frequente de fossilização, caracterizado pela ausência do organismo, o qual fica representado na rocha por um molde, que pode ser externo ou interno. No molde externo, ficam representados nos sedimentos pormenores da morfologia externa do ser. No caso de partes ocas (nas conchas), o seu preenchimento por sedimentos dá origem a um molde interno que mostra a estrutura ou a morfologia da sua parede interna.
                                                                                     
 Este processode moldagem, num fóssil de, por exemplo, amonite, inclui várias etapa: a morte da amonite, o seu enterramento em sedimentos finos, a compactação dos sedimentos, a dissolução do organismo e o registo da forma desse indivíduo nos sedimentos.
                                   
 Se o registo reproduz a morfologia externa, temos um molde externo. Se pelo contrário, representa a morfologia externa, temos um molde externo.
 Por vezes, o molde interno é coberto por sedimentos que registam a morfologia interna, trata-se de um molde interno.

 Se, pelo contrário, sobre o molde externo se depositam sedimentos, origina-se um fóssil com revelo positivo, que representa aspetos da morfologia externa do ser vivo; este fóssil é um contramolde do molde externo.

Molde interno / Molde externo

 Impressões: um caso particular de moldagem

 As impressões consistem em moldes externos de estruturas orgânicas muito finas, como a nervação de folhas, penas ou asas de insetos, que ficam marcadas na rocha.

                  








 A mineralização é um processo frequente de conservação parcial, em que as peças esqueléticas do organismo são substítuidas por substâncias minerais.

 Neste processo de fossilização, após a morte do indivíduo, ocorre a deposição de sedimento e a destruição das partes moles. Seguidamente, dá-se a substituição das partes esqueléticas por substâncias minerais.
Fases do processo de mineralização


 A conservação, também chamada de mumificação, é um processo pouco frequente, em que o organismo, ou parte dele, é conservado por ação de materiais que o isolam do contacto com o meio, impedindo a sua decomposição.
 São exemplos deste tipo de fossilização os mamutes encontrados nos gelos da Sibéria e os insetos em âmbar do Báltico.


Filho de mamute encontrado no gelo

 É um processo muito frequente da fossilização com animais e vegetais com corpos da Natureza quitinosa que consiste no enriquecimento progressivo em carbonono.





                                                                 Principais tipos de fossilização  

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Paisagens metamórficas

Paisagens e rochas magmáticas

Níveis de organização biológica