A Terra conta a sua história

Fosseis

O que é um fóssil?

Restos de um esqueleto (fosseis)  de um antigo animal descoberto
Um fóssil é um resto de um ser vivo que existiu no passado e que ficou intacto nas rochas até hoje em dia.


Como é que os fosseis formam-se?

Segundo os paleontologistas (ciência que estuda os fosseis), a formação dos fosseis tem o nome de fossilização. O processo de fossilização é um processo muito raro já que é preciso um solo que faça o fóssil não decompor, por isso que é um processo tão raro. Existe vários tipos de fossilização:

  • Moldagem


  • Mineralização


  • Conservação
Moldagem

A moldagem é a marca deixada numa rocha de uma parte dura de um ser vivo, as marcas podem ser externas, internas ou contramoldes. Como por exemplo: molde de concha, esqueleto, etc.

Exemplo de um fóssil que passou pelo processo de moldagem
Mineralização

Na mineralização as substâncias do ser vivo são substituídas por minerais onde a substância esteve. Como por exemplo: troncos de árvores, dentes, ossos, etc.

Exemplo de um fóssil que passou pelo processo de mineralização



Conservação

A conservação consiste na preservação do ser vivo numa substância como no gelo ou num âmbar. Como por exemplo um mamute no gelo e um inseto num âmbar

Exemplo de um fóssil que passou pelo processo de conservação

Qual é a importância dos fosseis?

Apesar de parecer apenas restos de animais antigos, é através dos fósseis que o Ser Humano consegue descobrir a História da Terra, o passado da Terra e os antigos animais que habitaram, e também descobrir as origens de alguns animais atuais.

Um vídeo mais detalhado sobre fósseis


Etapas da História da Terra

A História da Terra está dividida em algumas partes para organizar a sua história e compreendermos melhor. Como podemos ver no seguinte gráfico.


Pré-Câmbrico (4600 M.a.-540 M.a.)

A época Pré-Câmbrico foi a época que surgiu a vida na terra, e onde houve o aparecimento de seres unicelulares e pluricelulares. O fim da época Pré-Câmbrico acabou com a grande variedade de seres pluricelulares

Era Paleozóica (540 M.a.-250 M.a.)

A Era Paleozóica foi a era das trilobites, o surgimento dos primeiros peixes e animais com concha, também houve o surgimento da vida terrestre. O final do paleozóico acabou com uma grande extinção dos seres terrestres e aquáticos.

Era Mesozóica (250 M.a.-65 M.a.)

A Era Mesozóica teve o surgimento dos dinossauros e das amonites, primeiras aves e primeiros mamíferos. E o surgimento das plantas com flor. A Era Mesozóica terminou com uma grande extinção em massa.

Era Cenozóica (65 M.a.-Tempos de hoje)

A Era Cenozóica foi a era dos mamíferos e das plantas com flor e também onde teve o surgimento do Homem




Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Paisagens metamórficas

Paisagens e rochas magmáticas

Níveis de organização biológica