A terra conta a sua historia


A importância dos fósseis





A  palavra FÓSSIL venho do termo latim FOSSILIS e significa extraído da terra , em razão de serem 

encontrados principalmente em rochas sedimentares .

Os fósseis são vestígios de vidas que ficaram perseveradas em rochas ou outros materiais,como o gelo e o âmbar, e possuem idade superior a onze mil anos .  

Os fósseis   extremamente difíceis de serem formados e, por isso, não  são fáceis de serem encontrados .

Para se formar um fóssil é necessário uma serie de eventos físicos,químicos e biológicos.Inicialmente é importante que o cadáver seja isolado do meio para que não haja a ação de agentes   decompositores e erosivos. Após esse momento, é necessário que ocorra o soterramento rápido, no caso daqueles preservado em rochas sedimentares.      




Normalmente os fosseis são partes duras, como os ossos e dentes ,sendo raros os exemplos de preservação de partes moles.

Os fosseis exercem um papel importante para a ciência,sendo o material de estudo da Paleontologia.Além serem o principal indício da evolução biológica,com os fosseis podemos compreender como era o Planeta Terra há milhares de anos ,o que possibilita reconstruções ambientais e o reconhecimento de espécies actualmente extintas.


Fóssil de Dinossauro
  

  • CURIOSIDADE-A paleontologia ,ciência que estuda os fosseis ,é subdividida em áreas de acordo com os registos de fosseis analisados.A paleozoologia , por exemplo, estuda os fósseis dos animais , a paleobotanica  estuda os fosseis de plantas e a micropaleontologia estuda os microfósseis .

















































Comentários

  1. Está bom o teu trabalho, apenas procura ter mais cuidado com a acentuação.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Paisagens metamórficas

Paisagens e rochas magmáticas

Níveis de organização biológica