A terra conta a sua historia e fosseis

                                                     Historia da Terra

A historia diz respeito aos registros do desenvolvimento do planeta terra ate ao dias de hoje.A terra foi formada em torno de 4,54 bilhões de anos atras, aproximadamente um terço da idade do universo,por acreção da nebulosa solar. Grande parte da terra foi derretida devido a colisões frequentes com outros corpos, o que levou a um extremo vulcanismo.

Como surgiu o planeta terra?
Existem duas teorias para explicar a formação do planeta.A desconhecida discordância entre a teoria criacionista evolutiva ainda rede em todo mundo. O planeta surgiu a milhões de anos e com isso,sofreu varias mudanças que deixaram marcas significativas na historia do mundo. Para descobrir,a idade do planeta,é necessario realizar um cálculo a partir de rochas com elementos radioativos.
De acordo com a ciência,a evolução do planeta é resultado de aquecimentos, explosões,congelamentos e uma reunião de materiais, processo que durou bilhões de anos para 
fazê-lo o que é atualmente.


É o terceiro planeta mais próximo do sol.



                                           Fósseis


Os fosseis sao restos de seres vivos ou evidências de suas atividades biológicas preservados em diversos materiais.Essa preservação ocorre principalmente em rochas, mas pode ocorrer tambem em materiais como sedimentos,gelo,piche,resinas,solos e cavernas e os exemplos mais citados são ossos e caules fossilizados,conchas,ovos e pegadas.A Panteologia é a principal disciplina cientifica que utiliza fosseis como objeto de estudo,instaurada com a aceitação dos trabalhos de Georges Cuvier. Nesta area do conhecimento,os fosseis fornecem dados importantes quanto a evolução biologica, datação e reconstituição da historia geologica da terra.

Os fosseis podem ser classificados da seguinte forma:
Impressões- sao moles de externos de folhas ou outras partes de plantas.
Marcas- vestigios da atividade de seres vivos. Ex: pegadas,fezes fossiladas,ovos, etc
Fosseis vivos-fosseis de especies que existem ainda na atualidade. Ex: ginkgo e nautilus.
Fosseis de idade- fosseis que permitem atribuir uma idade relativa a uma rocha; este tipos de fosseis tem caracteristicas especiais:terem surgido num curto intervalo de tempo geologico, as especies a que pertencem ocuparam a terra num curto espaço de tempo;tem grande distribuiçao geografica. Ex: trilobites e amonites.
Fosseis de facies- fosseis que pertencem identificar o ambiente existente no local,na altura em que se formaram. Ex: os corais
          Entres outros aspetos,os fosseis sao importantes para conhecer a evoluçao da vida,datar as rochas e para reconstituir o ambiente em que estas originaram.
Datação mediometrica-permite atribuir uma idade concreta às rochas,em melhões de anos,enquanto a datação relativa permite apenas estabelecer uma ordem cronológica de uma sequencia de acontecimentos geologicos,em termos relativos/comparativos e com base em principios gerais Estratigrafia.
Escala do tempo geologico- encontra-se dividida em varias unidades,que correspondem a conjuntos de rochas onde estao registados os acontecimentos mais relevantes da historia da terra.


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Paisagens metamórficas

Paisagens e rochas magmáticas

Níveis de organização biológica