a impotência dos fosseis na terra

O que e´um fóssil?
fóssil- Um fóssil e´um vestígio de um organismo que existiu no passado e que ficou preservado nas rochas,em contexto geológico.
partes
  • marcas-Vestígios de atividade dos seres vivos exemplos:
  • fosseis vivos- fósseis de espécies que ainda existem
  • fósseis de idade-fósseis que permitem atribuir uma idade relativa ao fóssil
  •  datação rádiométrica - permite artibuir uma idade concreta
  • escala do tempo geológico
O que é  um fóssil de compressão
É um fóssil preservado em rocha sedimentar que foi sujeita compressão.

Tipos de fosseis
  • Somatofóssil-são os fósseis de organismo do passado
  • Icnofóssil-são fósseis que identificam a atividade animal







fóssil somatofóssil













rocha icnofóssil


O que é a fossilização?
é um processo raro e precioso favorecido pela existência de estrutura duras/mineralizadas e implicando a deposição rápidas de matérias finos sobre os resto dos organismo que ficam,assim,protegidos de decomposição.




Processos de fossilização
  • Moldagem-registo das partes duras do ser vivo na rocha, os moldes formados podem ser externos,internos ou contra moldes ex: moldes de conchas,esqueleto.
  • mineralização- as  partes duras do ser vivo vão sendo substituídas por minerais que se encontram nos fluidos que circulam nas rochas 
  • conservação- preservação do ser vivo na sua totalidade numa dada substancia,com o gelo  ou âmbar ex:mamute congelado,isentos de âmbar 
Fósseis podem ser classificados das seguintes formas
  • Impressões- são moldes externos de folhas ou outras partes de plantas
  •  Marcas-

vestígios da atividade dos seres vivos. Ex.: pegadas (locomoção), fezes fossilizadas (alimentação), ovos (reprodução), etc.
  • Fósseis vivos – fósseis de espécies que ainda existem na atualidade (também se pode aplicar esta classificação aos seres vivos atuais dessa espécie). Ex.: Ginkgo e Nautilus.
    Fósseis de idade – fósseis que permitem atribuir uma idade relativa a uma rocha; este tipo de fósseis tem características especiais: terem surgido num curto intervalo de tempo geológico; as espécies a que pertencem ocuparam a Terra num curto espaço de tempo; têm grande distribuição geográfica. Ex.: trilobites e amonites.
    Fósseis de fácies – fósseis que permitem identificar o ambiente existente no local, na altura em que se formaram. Ex.: os corais.
    Entre outros aspetos, os fósseis são importantes para conhecer a evolução da Vida, para datar as rochas (fósseis de idade) e para reconstituir o ambiente em que estas se originaram (fósseis de fácies).
    datação radiométrica permite atribuir uma idade concreta às rochas, em milhões de anos, enquanto a datação relativa permite apenas estabelecer uma ordem cronológica de uma sequência de acontecimentos geológicos, em termos relativos/comparativos e com base em princípios gerais da Estratigrafia.
    Escala do Tempo Geológico (ou escala cronoestratigráfica) encontra-se dividida em diferentes unidades, que correspondem a conjuntos de rochas onde estão registados os acontecimentos mais relevantes da História da Terra, como a extinção de determinadas espécies e o aparecimento de outras, a ocorrência de transgressões e de regressões marinhas e a formação de cadeias montanhosas


































Comentários

  1. Embora esteja bem feito o teu trabalho, deves ter mais cuidado com o que escreves. Verifica o título da mensagem.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Paisagens metamórficas

Paisagens e rochas magmáticas

Níveis de organização biológica